QUEM SOU EU

Minha foto
NITERÓI, RIO DE JANEIRO, Brazil
Escola Municipal da Educação Infantil ao 1º segmento do Ensino Fundamental

domingo, 15 de maio de 2011

MATEMÁTICA EM FOCO

Há satisfação maior do que a de "saber e provar que consegui"?
Sucesso entre alunos e professores, a proposta do projeto e a cratividade da Profª Rosa têm auxiliado a aprendizagem e desmistificado  a  dificuldade com o estudo da matemática.
Continuamos provando que trabalhar com material concreto é sempre a melhor forma de desenvolver o raciocínio lógico matemático, tão necessário às aprendizagens mais abstratas com que vamos conviver no futuro.
 
Uma de várias aulas práticas do projeto, conduzidas pela Profª Rosa Maria, com utilização do material dourado, na turma GR5D.

Turma GR5B,com a Profª Carla estudando os sólidos geométricos na arquitetura de Oscar Niemeyer. Mais uma demonstração da aplicação do projeto e da matemática com a vida real.

Turma GR5A com a Profª Neuzy, aprendendo a construir os sólidos. Vivenciando e compreendendo a lógica das formas geométricas.


A BIBLIOTECA ITINERANTE E A MAGIA DE LER

Com a chegada do material do projeto "Magia de Ler", aproveitamos para reunir parte do acervo literário da UE e inaugurar nossa "Biblioteca Itinerante", obtida com a constante parceria do Rotary Clube de Pendotiba.

Com uma encenação organizada pela EAP Lyla Nacif, Maria das Graças Rodrigues e Regina Muniz a "Biblioteca Itinerante" foi inaugurada no turno da manhã, em seguida as crianças receberam de suas professoras os kits do projeto "Magia de Ler".

Mesmo diante de uma tarde chuvosa aconteceu na sala da Profª Welcilene do 4°ano(segundo turno) o palco para cada turma assistir a encenação preparada pela professora e alunos. Com a participação da professora Ana Beatriz e Maria das Graças. Que agradável supresa  receber a Biblioteca Itinerante  e os Kits do projeto Magia de Ler!

Além das surpresas, os alunos demonstraram encantamento e muita alegria diante do manuseio do novo material. O contato diário com os livros e com as histórias, os alunos e professoras ficaram encantados(a). 
A prática da leitura  acontecendo a cada dia.

ESCOLA DE FAMÍLIAS

QUINTAL DA CASA DE ANA

Grupo de apoio à adoção, desenvolvendo o programa "Escola de famílias" na nossa UE.

Oito encontros semanais, com apoio da Psicóloga Theresa e da Assistente Social Cristiane, acompanhados pela nossa Profª Fátima Magella.

Os encontros abordaram temas como:
- Direitos e deveres
- Autonomia da Família
- Família, comunidade e cidadania
- Limites, responsabilidades e escola
- Sexualidade, DST e planejamento damiliar
- Drogas e violência
- Trabalho e cidadania
Além de todos os temas estarem completamente alinhados ao Programa de Orientação Educacional da UE, especialmente no que diz respeito à aproximação família-escola,  os encontros permitiram, segundo avaliação final realizada: maior entrosamento entre participante e profissionais da Escola; auto conhecimento; perspectivas de mudanças; entendimento do espaço escolar como um local de aprendizagem mas também de parcerias.

DIA DAS MÃES

Tudo muito bem ensaiadinho, cantando "Por você" (Frejat)

Com nossas representações e...

...direito a chuva de papel picado.

PSICOMOTRICIDADE

Desenvolvendo na Educação Infantil.
Estamos conhecendo novos materiais para trabalhar a lateralidade e o equilíbrio. Logo estaremos fazendo o mesmo exercício com os pés. Não é ótimo? Eu também quero.

Dando continuidade no Ensino Fundamental.
Aperfeiçoando o nosso equilíbrio com brincadeiras que nossos pais já usavam.

MATEMÁTICA LÚDICA

Mamãe, posso ir? Quantos passos?

Profª Rosa Maria, desenvolvendo o raciocínio lógico, a contagem, adição e subtração. Tudo de forma lúdica e participativa.

SALA DE RECURSOS

Novos materiais, novos desafios. Profª Fátima Magella sempre buscando alternativas para aperfeiçoar o processo.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

PÁSCOA

Os símbolos da Páscoa foram amplamente estudados e representados por toda a comunidade escolar, culminando com dois belos eventos, onde:

- familiares e comunidade escolar foram recepcionados com um belo mural na entrada;

- reproduzimos a Santa Ceia;
 

- repartimos o pão;

- rezamos o Pai Nosso;
 
- cantamos "A Montanha" (Roberto Carlos), escolhida para representar a nossa fé;

- demos o abraço coletivo, simbolizando o amor e a harmonia;

- até recebemos a visita do coelhinho de verdade, que trouxe alegria às crianças e se comportou muito bem durante toda a cerimômia;

- e ainda aproveitamos para praticar o valores trabalhados no projeto "Ser Gentil é uma boa", transmitindo nossos sentimentos de amor, paz, solidariedade e harmonia (atividade realizada pela Profª Welcilene e sua turma)