QUEM SOU EU

Minha foto
NITERÓI, RIO DE JANEIRO, Brazil
Escola Municipal da Educação Infantil ao 1º segmento do Ensino Fundamental

terça-feira, 23 de agosto de 2011

FRAÇÕES

Após algumas experiências com o Projeto Matemática em foco, continuamos trabalhando com as frações; agora avançando mais e saindo um pouco da fase concreta; já representamos, interpretamos e descrevemos.
Profª Maria de Fátima - GR5D

1ª fase: escolhendo as frações que cada dupla vai representar;

2ª fase: interpretando e representando as frações escolhidas;


3ª e 4ª fases: apresentando e descrevendo os resultados.

Não é mesmo divertido estudar assim?


PALESTRA SOBRE ROEDORES

Equipe da Zoonose durante uma das palestras sobre "controle de roedores" para as crianças do E. Fundamental.
Como não podia deixar de acontecer, os alunos da Profª Rosa Maria (GR1A) resgataram o cartaz já produzido por eles durante momento de alfabetização.

PROGRAMA MÉDICO DE FAMÍLIA

Drª Sandra e Dr. Carlos  Fernando, reapresentado  o programa "Médico de Família" à equipe da U.E.
Aproveitamos para pontuar temas que desejamos abordar com toda a comunidade escolar: higiene; alimentação; postura; hábitos saudáveis; como cuidar de pequenos ferimentos; fumo, alccol e dogas; DST; gravidez na adolescência; verminose.

domingo, 7 de agosto de 2011

FÉRIAS NOTA 10

O que não pode faltar:

arte, muita arte, com técnica, criatividade e muita concentração; e o resultado... ;


o teatrinho, que encanta a todas as idades;

mas, principalmente a atividade física, seja no pátio em obras ou na quadra da comunidade;

mas que não dispensa uma competição muito divertida.


terça-feira, 2 de agosto de 2011

MAGIA DE LER - KIT REFLEXIVO 2 - 2º ciclo


FÁBULAS DO MUNDO TODO
Profª Maria de Fátima Azevedo - GR5D
1-     Escolha do livro: FÁBULAS DO MUNDO TODO
2-     Montagem da ficha do livro: Autores, ilustrador, editora, ano de publicação.
3-     Atividade no Laboratório de Informática:   os alunos pesquisaram os dados sobre os principais autores: ANDERSEN, HANS CHRISTIAN, ESOPO, LEONARDO DA VINCI, TOLSTOI
4- Após a pesquisa sobre os autores, conversamos sobre cada autor.
5- Montagem de uma linha do tempo sobre o nascimento dos autores.
6- Localização no mapa onde cada autor viveu.
7- Pesquisa sobre FÁBULA:

Conclusão dos alunos sobre Fábulas:
“Fábulas são histórias fantásticas, em a maioria dos personagens são animais, que agem como pessoas, porque  sentem, agem e pensam como nós”.

“Fábula é a maneira mais antiga de contar histórias que  levam as pessoas a enfrentar a vida, fazendo com que as pessoas de todo o mundo vençam as dificuldades”.  

“Fábulas são historinhas curtas, onde os animais falam, cometem erros, mas às vezes são sábios ou bobos,  às vezes , maus ou bons, exatamente como as pessoas.”

8- Leitura das fábulas. Foi proposto que a turma se dividisse em grupos de 5 alunos para que cada grupo lesse 5 fábulas, e fizesse o reconto de uma.
9- Cada grupo fez a reescrita e a ilustração da fábula escolhida.

       
10- Cada grupo vez uma leitura das fábulas para outras turmas.


E o final da história é a "MAGIA DE LER".

MAGIA DE LER - KIT REFLEXIVO 2 - 1º ciclo

Obra selecionada:    Soldadinho de Chumbo
Profª Yedda, com a turma GR2B, trabalhando o "Soldadinho de Chumbo":
"Iniciei a atividade falando sobre os contos de fadas, relembrando alguns que já conheciam e falando também sobre o autor Hans Christian Andersen. Logo em seguida apresentei o livro. Observamos as páginas, autor, editora, e todas as informações contidas.  A seguir, li para eles a resenha do texto a ser trabalhado e, a partir daí, pedi que imaginassem o que aconteceria  com a história:
1- Como seria o soldadinho?
2- Onde vivia?
3- O que fazia?
4- Como seria o seu dia-a-dia?
Em seguida, contei à história que foi ouvida com grande atenção.
Quando acabou, conversamos sobre o que foi lido.
Como era a vida do soldadinho e se ele era feliz.
Conversamos sobre nossos sentimentos, sobre o soldadinho se queimar, derreter e se transformar em um coração...
Comparamos também com o texto e com  o que foi falado pelas crianças, de como seria a história.
Após esse momento de conversa e reflexão, fizemos um texto coletivo da história.

Após o texto fizeram  também desenho da parte que mais gostaram  com dobradura do barquinho em jornal.


MESA ALFABETO


Muita concentração e empenho no treinamento de aplicação dos recursos da Mesa Alfabeto.
As professoras, diante do novo recurso, estão encantadas com as novas possibilidades de sua utilização no trabalho diário e no apoio aos alunos com dificuldades na aprendizagem da leitura.


PROJETO POESIA


Profªs Yedda e Mª de Fátima Azevedo recebendo o livro de poesias editado com as produções de seus alunos.


ALFABETO ENCANTADO


Profª Vanda Tiépolo, em momentos de aplicação de seu lindo "Alfabeto Encantado".
Não é bom aprender assim?



ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO


Alunos da Profª Rosa Maria, em um dos vários momentos de criatividade e ludicidade em benefício da alfabetização e da inclusão no mundo letrado.