QUEM SOU EU

Minha foto
NITERÓI, RIO DE JANEIRO, Brazil
Escola Municipal da Educação Infantil ao 1º segmento do Ensino Fundamental

PROJETOS 2010

Durante o ano letivo foram desenvolvidos diversos projetos que, entrelaçados e somados àqueles propostos pela FME, possibilitaram o desenvolvimento das ações propostas nos diversos eixos curriculares.

_______________________________________________________________________________
CONHECER PARA SE INTEGRAR
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Objetivo Geral: Resgatar a identidade, a memória social e a cultura de Niterói para que o aluno se reconheça como cidadão niteroiense, por conseguinte compreenda o valor da preservação dos bens culturais históricos.
Trabalho desenvolvido pela Profª Flaviana dentro do Projeto Tempo de Escola e divulgado com a apresentação a seguir:
http://www.slideshare.net/VILACOSTA/conhecer-para-se-integrar-blog-2

_______________________________________________________________
2º SEGMENTO
Possibilitar o desenvolvimento de hábitos e atitudes necessários à boa adaptação dos alunos ao novo ambiente educacional que os espera no segundo segmento do Ensino Fundamental.

Os alunos do quinto ano estarão concluindo o primeiro segmento, desconhecendo o que os espera no segundo no que se refere a: conteúdos das disciplinas, práticas pedagógicas, métodos de avaliação, rotinas escolares, nível de autonomia e responsabilidade sobre seu desempenho escolar.
Atividades desenvolvidas:
Dinâmica de sensibilização sobre “mudança”; levantamento de dúvidas e elaboração de questionário de pesquisa; organização dos grupos, realização da pesquisa, apresentação dos resultados; dinâmica de avaliação; entrevistas individuais de orientação, coordenadas pela Pedagoga Regina Muniz e desenvolvidas em conjunto pelas Profªs. Neuzy, Carla e Mª Fernanda.

_______________________________________________________________________________________________________

MAGIA DE LER
Instrumentalizar o professor e desenvolver nos alunos o gosto pela leitura.
Desenvolvido em sala de aula e na sala de leitura, com farto material e estratégias diferenciadas que, além de complementar o aprendizado, resgataram o prazer de ler, contar e criar histórias.

_________________________________________________________________________________

LEGO
Tornar o aluno capaz de criar, solucionar problemas e utilizar várias tecnologias de forma racional e efetiva.
Desenvolvido com o uso de materiais próprios e solução de temáticas e problemas propostos.

___________________________________________________________________________

 
COPA DO MUNDO
Evento mundial, com grande apelo para ser explorado dentro e fora de sala de aula, além de proporcionar interdisciplinaridade com vários conteúdos.
Desenvolvido através de jogos, gincanas e competições, foi uma oportunidade para entrelaçar os valores abordados no “Projeto Gentileza gera Gentileza”.

______________________________________________________________________________

GENTILEZA GERA GENTILEZA
Desenvolver atividades que gerem uma mudança interior e conduzam nossos alunos a fazer do nosso espaço um lugar melhor para se viver.
Desenvolvido durante todo o ano letivo, foi de grande importância para que se pudesse refletir sobre questões relacionadas aos “valores”, tais como: respeito, cordialidade, tolerância, responsabilidade, amizade, solidariedade, generosidade, obediência, amor, entre outros.

___________________________________________________________________________

MORADIA
Proporcionar aos estudantes oportunidades de desenvolver suas habilidades, analisar situações e propor mudanças no ambiente educacional e comunitário.
Trabalhos desenvolvidos pelas  turmas da Profª Rosa Maria
As atividades propostas se baseiam na análise do ambiente onde vivem, na procura de uma melhor qualidade de vida, refletindo sobre valores humanos, o bom uso da cidadania e a utilidade dos saberes adquiridos para a resolução de problemas do seu dia-a-dia.

_________________________________________________________________________________

NOMES PRÓPRIOS
Reconhecer as situações onde se faz necessário a utilização de nomes próprios.
Durante o ano as professoras foram conversando com seus alunos sobre a “identidade”, não como uma carteira de identidade, mas uma identidade que vai se construindo no dia a dia, como um cidadão pensante. Aqui também foi possibilitado o entrelaçamento com o Projeto Eleições

_______________________________________________________________________________


CONTE OUTRA VEZ
Os contos transmitem mensagens, facilitam o aprendizado de regras, a criação de hábitos e a mudança de atitudes, além de contribuir, aperfeiçoar e facilitar o processo de alfabetização.
Desenvolvido na escola com a finalidade de criar em nossos alunos o prazer pela leitura e escrita. Cada professora teve seu momento na sala de leitura para a “hora do conto” com sua turma.

_____________________________________________________________________________

RECOMEÇAR
Resgatar a cidadania dos moradores e da comunidade escolar.
Acreditar no envolvimento de todos em torno de idéias é dar um passo para começar uma nova realidade.

_______________________________________________________________________________

CORDAS NA GROTA – FLAUTA
Entreter, ensinar pequenas habilidades e identificar vocações através da música e da dança.
Durante todo o ano um grupo de crianças participou semanalmente de aulas de flauta, além de organizar e realizar apresentações em eventos da escola.

_______________________________________________________________________________

MEIO AMBIENTE – Conhecer para preservar
Desenvolver posturas responsáveis e saudáveis junto à natureza, às suas moradias e na comunidade.
Realizado através de pesquisas e vivências, gerou diversas produções individuais e coletivas, inclusive entrelaçadas com outros projetos.

________________________________________________________________________________