PROJETO:
RELEITURA DOS PINTORES BRASILEIROS - 2013
“Imagino uma escola, lugar de
sonhos e fantasias, onde o corpo, faminto de SABER encontre o SABOR da
descoberta, o prazer de aprender...”
Rubem Alves)
Eu quero desaprender para aprender de
novo.
Raspar as tintas com que me pintaram.
Desencaixotar emoções, recuperar sentidos.
Raspar as tintas com que me pintaram.
Desencaixotar emoções, recuperar sentidos.
O que é releitura?
“O aluno observa obras de arte e é estimulado a escolher
uma delas como suporte de seu trabalho plástico. O importante é que não exija
representação fiel, pois a obra observada é suporte interpretativo e não modelo
para os alunos copiarem... Assim estaremos ao mesmo tempo preservando a
livre-expressão, importante conquista do modernismo e nos tornando
contemporâneos.”
Ana Mae Barbosa
“Na condição de criança pobre no Brasil, tive
contato com o lado mais sombrio da humanidade. Com isso, comecei a pintar para
trazer luz e cor para minha vida.”
Romero Brito
APRESENTAÇÃO
Considerando que os seres
humanos, desde cedo, interagem com diversas manifestações artísticas,
destacaremos o valor da arte no processo de desenvolvimento social.
Através do trabalho de “Releitura de Obras”
faz com que os alunos entrem em contato com o universo da arte de forma
participativa; após apreciar e ter informações sobre determinada obra.
Ao reproduzir esta obra, o aluno desenvolve
habilidades como: percepção, imaginação e amplia seu universo cultural.
As artes visuais estão presentes na vida. Ao
desenhar ou pintar a pessoa expressa suas interpretações e impressões sobre o
mundo. As artes visuais são linguagens e, portanto, uma das formas importantes
de expressão e comunicação humana, o que por si só justifica sua presença no
contexto da Educação de um modo geral.
É a partir do reconhecimento de suas
limitações de seu envolvimento, de sua dedicação, que eles formarão suas
individualidades, suas personalidades. Este projeto será
desenvolvido com os alunos, os quais farão uma releitura das obras de Romero
Britto, Joan Miró, Ademir Martins, Alfredo Volpi, Portinari,...
Após a conclusão dos trabalhos as obras serão
expostas na Mostra Cultural Arte Literária da escola. É participando
de trabalho em equipe, em eventos culturais como a mostra, que eles
vão adquirindo as experiências, necessárias para a construção de um “saber”,
“saber fazer” e “saber ser”.
Ao apresentá-lo, os alunos tem a oportunidade
de exteriorizar seus pensamentos, aumentando sua autoestima. Neste percurso de
vai e vem de construção e reconstrução do saber, realizado em equipes, eles
elaboram suas próprias regras de trabalho. O respeito e a amizade vão se
manifestando espontaneamente.
OBJETIVO GERAL
Estimular os alunos
no desenvolvimento de habilidades a partir do contato com arte, gerando
respeito à liberdade de expressão e criação.
Desenvolver nos
alunos a capacidade de compreender a arte e ainda, serem capazes de identificar
aspectos sócios culturais retratados e a possibilidade de desenvolverem
habilidades através da reprodução da pintura.
Procurar desenvolver nos alunos a
conscientização de suas capacidades e limitações.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Aprender a ler formalmente e interpretar uma
obra, dando-lhe um significado.
Construir uma relação de autoconfiança
com a produção artística pessoal, respeitando a própria produção e a dos
colegas, sabendo receber e elaborar críticas.
Desenvolver o olhar crítico.
Experimentar a expressão de emoção,
sentimentos e ideias pessoais por meio das artes plásticas.
Objetivos de Informática:
- Respeitar regras e combinados
- Cooperar com o grupo
- Reforçar as noções básicas do uso do
computador, componentes e recursos e conscientização sobre a importância da
conservação do computador.
- Manter e Aperfeiçoar a coordenação
viso-motora através de atividades propostas.
- Reforçar o desenvolvimento de habilidades
essenciais ao processo de alfabetização, como: sequências, nomear, identificar,
discriminar, classificar, parear, reconhecer, associar e relacionar.
- Incentivar a participação, interesse e
iniciativa diante das atividades propostas: Descobrindo Grandes Artistas:
Exemplo:
- Conhecer o artista Candido Portinari apresentando sua vida e a suas obras.
- Estudar e analisar algumas obras (quadros) feitas por
Candido Portinari.
- Permitir que o aluno consiga desvendar a história de vida
de Cândido Portinari e assim ampliar o seu conhecimento.
-
Reproduzir sua interpretação da obra de Portinari.
- Despertar a
curiosidade e o gosto pela arte.
- Ampliar os
conhecimentos gerais dos alunos frente às obras.
- Desenvolver interesse pelo
o que ele produzir e pela produção dos seus amigos e por todas outras produções
com que ele tiver contato.
- Promover o desenvolvimento do aluno, dentro
de um ambiente colorido, estimulante e de objetivo educativo, pois a arte abre
os horizontes.
- Incentivar através
dos pintores que a criança esteja em contato com a arte de forma próxima.
- Conhecer e
apresentar as obras de outros artistas relevantes como: Ivan Cruz, Di Cavalcanti, Romero
Brito, Tarsila do Amaral, Miró, Ademir Martins.
- Propor aos
alunos a classificação por temas das obras de pintores famosos: brincadeiras
infantis, paisagens do interior, retratos, cenas de retirantes, trabalhadores
rurais etc.
- Fazer a releitura das obras
estudadas através do oral e de desenhos.
- Estimular a conscientização dos alunos
sobre importância da cultura.
- Construir um mural para mostrar o trabalho
de pesquisa sobre o tema.
- Analisar diversas obras promovendo a
leitura e discussão no grupo.
CONTEÚDOS
Serão trabalhadas habilidades básicas para
ajudar na alfabetização, leitura, escrita, raciocínio lógico, concentração,
atenção e observação através de atividades que contenha os seguintes conteúdos:
Informática:
- Associação de palavras e figuras
- Atenção Visual e Auditiva
- Coordenação motora e viso-motora
- Discriminação visual e auditiva
- Expressão verbal
- Identificar
- Leitura
- Linguagem receptiva e expressiva
- Memória visual e auditiva
- Nomear
- Orientação espacial.
- Pareamento
- Percepção visual e auditiva
- Reconhecer
- Sequência
- Raciocínio Lógico
- Vogais
- Consoantes
Artes: Descobrindo
grandes artistas:
- Apresentação das obras de Candido
Portinari;
- Documentários sobre a vida de Portinari.
- Releitura das obras de Candido Portinari
analisando uma por uma.
- Biografia de Cândido Portinari;
- Apresentação das obras de grandes artistas
citados;
- Diversas atividades relacionadas à “Arte” e
Candido Portinari;
- Apresentação aos
alunos das telas dos artistas, perguntando se eles já viram algumas daquelas
obras se sabem quem pintou, quando foram feitas, que assuntos retratam etc;
- Seleção das
obras;
- Classificação
das obras por temas: brincadeiras infantis, paisagens do interior, retratos,
cenas de retirantes, trabalhadores rurais e etc;
- Visitação de
museus virtuais que apresentem obras dos artistas;
- Desenho e pintura de releituras de algumas
obras;
- “Analisar as obras “O lavrador”, “Café”, “O
Negro”, O Mestiço” entre outras promovendo a leitura e discussão no grupo;
- Observar as telas
"Retirantes", escolher uma delas e fazer uma leitura da obra
estabelecendo uma relação com a fome (Retirantes) ou a agricultura (Colhedores
de Café);
- Desenvolver um trabalho de releitura sobre
os Retratos da infância de Candido Portinari.
- Realizar algumas produções coletivas,
pequenos textos e palavras relacionadas ao tema estudado.
Conteúdos contextualizados:
Português
Matemática
História
Geografia
Ciências
Educação Física
Música
ESTRATÉGIAS
- Paint: Desenho livre, dirigido e pinturas
sobre o tema abordado.
- Youtube: Apresentações de vídeos sobre o
tema abordado através de documentários, desenhos e etc.
- Power Point ou Windows Movie Maker:
Apresentações de figuras do tema abordado
- Internet: Pesquisa Google, Youtube, Sites
jogos e atividades relacionadas ao tema.
- Material de apoio variado: alfabeto móvel,
letras.
- Jogos privados do computador: Diversão e
Pedagógico
- Digitação: Word
- Softwares educacionais em geral
- Sulfite para impressão de algumas
atividades realizadas e pesquisa.
- Fotografias e figuras
- Jogos pedagógicos: Quebra-Cabeça, caça
palavra, forca, cores, memória, encaixes, formas, vogais, consoantes,
sequência, completar, quantificação e etc.
- Projetor multimídia
- Atividades em duplas
- Carta
de reconhecimento: Como se trata de um artista Brasileiro nascido em
Pernambuco, estado da região Nordeste, finalize esse trabalho escrevendo uma
carta com os alunos ou se preferir mandando um e-mail para Romero de Brito,
dizendo que tiveram oportunidade de conhecer sua biografia, apreciar algumas de
suas obras e escolher uma delas como inspiração para desenhar e pintar
utilizando a sua técnica, bem como, as cores fortes e vibrantes utilizadas por
ele em suas obras. Não esqueçam de
escrever as impressões dos alunos sobre a obra desse artista e enviar-lhe de
presente um e-mail com a obra produzida por um dos alunos.
Sugestão: O/a professor/a poderá propor aos
alunos a produção de cartões postais com a releitura de algumas obras do
artista Romero de Brito.
Os
alunos participam de um projeto Interdisciplinar cujo tema principal será os
pintores brasileiros: Romero Britto, Joan Miró, Ademir Martins, Alfredo Volpi.
Com o envolvimento das disciplinas de Matemática, Português e Artes, as turmas
desenvolvem diversas atividades que fazem parte do Projeto.
O Homem de Sete Cores
Candido
Portinari
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/96/artigo211830-1.asp
Alfredo Volpi 1 http://youtu.be/4B0CsxyAvI8
Romero
Brito
Tarsila
do Amaral http://www.slideshare.net/Nancihorta/exposio-releitura-abaporu-8794893
Durante as aulas de Matemática, os
estudantes podem conhecer algumas das principais obras dos autores e, com isso,
fazem um trabalho de releitura dessas obras, utilizando compasso e régua.
Nas aulas de Português e na Hora do
Conto, as turmas estudam a biografia dos pintores e leem livros sobre os
pintores. Com as informações, os alunos criam textos, poesias para as releituras
que fazem nas aulas de Matemática.
Nas aulas de Artes, os estudantes
fazem um trabalho de pintura, baseados na linguagem das obras dos pintores.
Como encerramento do Projeto, os
alunos fizeram uma Mostra Cultural Arte Literária expondo os trabalhos na
Escola.
PRODUTO FINAL:
- Criação de mural relacionado ao tema.
-Mostra
do trabalho educativo dos alunos na Mostra Cultural Arte Literária da escola.
AVALIAÇÃO:
Após a execução
dos trabalhos, será possível notar se os alunos compreenderam a arte como linguagem
que constrói objetos plenos de sentido, entenderem a dinâmica dos trabalhos dos
pintores estudados, o que leram formalmente e interpretaram uma obra dando
significado, conheceram a técnica da pintura “neopop” e denominaram “pintura
com contorno grosso preto”, por fim, demonstraram que possuem sentimento de
valorização da arte como forma de conhecimento capaz de interpretar e
transformar a realidade.
Sugestões:
os apaixonados pela leitura: Conheçam um site de incentivo à leitura que está à disposição gratuitamente para todas escolas do Brasil em 2014.
ResponderExcluirwww.arkos.com.br Entrem em contato e peçam login e senha para testar.