QUEM SOU EU

Minha foto
NITERÓI, RIO DE JANEIRO, Brazil
Escola Municipal da Educação Infantil ao 1º segmento do Ensino Fundamental

domingo, 16 de outubro de 2011

SEMANA DA CRIANÇA

Na semana de 10 a 14 de outubro toda a equipe da U.E. dedicou 1 hora diária para realizar atividades voltadas para o dia das crianças.
 
Buscando a participação das crianças, professoras e funcionários da U.E. levaram suas fotos de criança e foi lançado um desafio aos alunos, com premiação ao que acertasse o maior número de nomes e os escrevesse corretamente.

Um banner, logo na entrada anunciava a atividade do dia.
1º dia - "Matemática com Arte"



Misturando cores, experimentando técnicas e utilizando formas geométricas, os trabalhos, realizados em clima de grande alegria, já decoram os novos corredores da Escola.
2º dia - "Show de Talentos"



Estimulados pelas professoras as crianças se inscreveram para apresentar suas habilidades individualmente ou em grupos: desenho, dança, canto, adivinhações e piadas, culminando com uma apresentação de capoeira.

Todos os participantes receberam uma premiação simbólica de sua participação.
3º dia - "Teatro"

Nossos parceiros do "Tempo de Escola" no projeto "Cia da vida" ofereceram bons momentos de diversão com a apresentação de vários esquetes, com muita participação e empolgação das crianças e, por que não dizer, de toda a equipe.

4º dia - Manhã - "Competições"

"Jogo de Damas"
"A maior torre de LEGO"
Soletrando - a brincadeira que desafia a habilidade com a leitura
4º dia - Tarde - "Gincana"
Muita alegria nas competições para todas as idades, com direito a boladas em todas as direções.


CHAT - "ANGELA LAGO"

Alunos da GR3A, acompanhados da Profª Alessandra e da Pedagoga Lyla, assistiram com atenção a entrevista com a escritora.
Livro trabalhado: "ABC doido"


Foi grande o entusiasmo quando suas perguntas apareceram na tela e foram respondidas ao vivo pela autora.

domingo, 9 de outubro de 2011

SARAU LITERÁRIO

Grande momento para nossa Vila Costa Monteiro. 

Com a Escola renovada após as obras, aproveitamos o sábado letivo para comemorar em grande estilo, apresentando o resultado de muitas atividades desenvolvidas, homenageando nossos professores e festejando o aniversário de 45 anos de nossa U.E.


Abertura solene com o Hino Nacional, representado pelos alunos da GR4E - Profª Welcilene.

Entrega dos prêmios aos alunos/turmas participantes do Concurso de Poesias.

Representações: "O Alfabeto Encantado", "Rap do Nome", "A menina bonita do Laço de Fita" e "O Gato Xadrez".


Representações: "Jogral da Aquarela" e "A Revolta do Lixão".


"A Linda Rosa Juvenil" representada pelo alunos a Educação Infantil.




Encerrando com  uma homenagem aos professores através da representação da música "Sou seu fã" e o "Parabéns prá você" em comemoração ao aniversário de 45 anos da Escola.
Linda festa.
  

sábado, 8 de outubro de 2011

FLAUTA

Cerimônia de entrega das flautas aos alunos que participam do programa.

Parceria com o Rotary Club de Niterói

terça-feira, 6 de setembro de 2011

7 DE SETEMBRO

Apresentação cívica com respeito e disciplina, mas com muita criativide.
Hino Nacional, momento de respeito;

Alunos da Profª Welcilene representando a 1ª estrofe do Hino Nacional.
  

Desfile das turmas ao som do "Hino da Independência", "Fibra de Herói" e "Eu te amo meu Brasil - (Os Incríveis)"
Para encerrar com:
Turma GR5C - Profª Rosângela, representando o "O grito da Independência"
(texto desenvolvido e trabalhado com a turma dentro dos objetivos do projeto Tempo de Escola - Teatro).


domingo, 4 de setembro de 2011

TEMPO DE ESCOLA - TEATRO


Os alunos do GR5C encontram-se em defasagem idade série e vêm apresentando dificuldades de assimilação e retenção de conhecimentos, principalmente na leitura e escrita. Há três anos vimos desenvolvendo um trabalho de estímulo à auto-estima de forma a suscitar em nossos alunos a autoconfiança necessária a seu desenvolvimento.
Os resultados desse trabalho já vem sendo percebidos, principalmente no relacionamento entre alunos e com a equipe, sem falar na receptividade para a realização das atividades didáticas e aceitação de novos desafios.
O teatro, no processo de formação da criança, cumpre não só função integradora, mas dá oportunidade para que ela se aproprie crítica e construtivamente dos conteúdos sociais e culturais de sua comunidade através de trocas com os seus grupos. No dinamismo da experimentação, da fluência criativa propiciada pela liberdade e segurança, a criança pode transitar livremente por todas as emergências internas integrando imaginação, percepção, emoção, intuição, memória e raciocínio.
Esta é a proposta do trabalho que vem sendo realizado dentro do Projeto Tempo de Escola, em um projeto que denominamos "Cia da Vida".
Os resultados??????
Em exibição no final do semestre na nossa página de PROJETOS 2011.
Os primeiros contatos com a nova linguagem, conduzidas pelos professores Raul e Mário.

Dois grupos realizando suas primeiras tentativas de produção textual de cenas e expressão corporal.



Todas as aulas terminam com a manifestação de entrosamento  do grupo e o cumprimento coletivo.
AQUI SOBRA EMOÇÃO PARA SER COMPARTILHADA.


terça-feira, 23 de agosto de 2011

FRAÇÕES

Após algumas experiências com o Projeto Matemática em foco, continuamos trabalhando com as frações; agora avançando mais e saindo um pouco da fase concreta; já representamos, interpretamos e descrevemos.
Profª Maria de Fátima - GR5D

1ª fase: escolhendo as frações que cada dupla vai representar;

2ª fase: interpretando e representando as frações escolhidas;


3ª e 4ª fases: apresentando e descrevendo os resultados.

Não é mesmo divertido estudar assim?


PALESTRA SOBRE ROEDORES

Equipe da Zoonose durante uma das palestras sobre "controle de roedores" para as crianças do E. Fundamental.
Como não podia deixar de acontecer, os alunos da Profª Rosa Maria (GR1A) resgataram o cartaz já produzido por eles durante momento de alfabetização.

PROGRAMA MÉDICO DE FAMÍLIA

Drª Sandra e Dr. Carlos  Fernando, reapresentado  o programa "Médico de Família" à equipe da U.E.
Aproveitamos para pontuar temas que desejamos abordar com toda a comunidade escolar: higiene; alimentação; postura; hábitos saudáveis; como cuidar de pequenos ferimentos; fumo, alccol e dogas; DST; gravidez na adolescência; verminose.

domingo, 7 de agosto de 2011

FÉRIAS NOTA 10

O que não pode faltar:

arte, muita arte, com técnica, criatividade e muita concentração; e o resultado... ;


o teatrinho, que encanta a todas as idades;

mas, principalmente a atividade física, seja no pátio em obras ou na quadra da comunidade;

mas que não dispensa uma competição muito divertida.


terça-feira, 2 de agosto de 2011

MAGIA DE LER - KIT REFLEXIVO 2 - 2º ciclo


FÁBULAS DO MUNDO TODO
Profª Maria de Fátima Azevedo - GR5D
1-     Escolha do livro: FÁBULAS DO MUNDO TODO
2-     Montagem da ficha do livro: Autores, ilustrador, editora, ano de publicação.
3-     Atividade no Laboratório de Informática:   os alunos pesquisaram os dados sobre os principais autores: ANDERSEN, HANS CHRISTIAN, ESOPO, LEONARDO DA VINCI, TOLSTOI
4- Após a pesquisa sobre os autores, conversamos sobre cada autor.
5- Montagem de uma linha do tempo sobre o nascimento dos autores.
6- Localização no mapa onde cada autor viveu.
7- Pesquisa sobre FÁBULA:

Conclusão dos alunos sobre Fábulas:
“Fábulas são histórias fantásticas, em a maioria dos personagens são animais, que agem como pessoas, porque  sentem, agem e pensam como nós”.

“Fábula é a maneira mais antiga de contar histórias que  levam as pessoas a enfrentar a vida, fazendo com que as pessoas de todo o mundo vençam as dificuldades”.  

“Fábulas são historinhas curtas, onde os animais falam, cometem erros, mas às vezes são sábios ou bobos,  às vezes , maus ou bons, exatamente como as pessoas.”

8- Leitura das fábulas. Foi proposto que a turma se dividisse em grupos de 5 alunos para que cada grupo lesse 5 fábulas, e fizesse o reconto de uma.
9- Cada grupo fez a reescrita e a ilustração da fábula escolhida.

       
10- Cada grupo vez uma leitura das fábulas para outras turmas.


E o final da história é a "MAGIA DE LER".

MAGIA DE LER - KIT REFLEXIVO 2 - 1º ciclo

Obra selecionada:    Soldadinho de Chumbo
Profª Yedda, com a turma GR2B, trabalhando o "Soldadinho de Chumbo":
"Iniciei a atividade falando sobre os contos de fadas, relembrando alguns que já conheciam e falando também sobre o autor Hans Christian Andersen. Logo em seguida apresentei o livro. Observamos as páginas, autor, editora, e todas as informações contidas.  A seguir, li para eles a resenha do texto a ser trabalhado e, a partir daí, pedi que imaginassem o que aconteceria  com a história:
1- Como seria o soldadinho?
2- Onde vivia?
3- O que fazia?
4- Como seria o seu dia-a-dia?
Em seguida, contei à história que foi ouvida com grande atenção.
Quando acabou, conversamos sobre o que foi lido.
Como era a vida do soldadinho e se ele era feliz.
Conversamos sobre nossos sentimentos, sobre o soldadinho se queimar, derreter e se transformar em um coração...
Comparamos também com o texto e com  o que foi falado pelas crianças, de como seria a história.
Após esse momento de conversa e reflexão, fizemos um texto coletivo da história.

Após o texto fizeram  também desenho da parte que mais gostaram  com dobradura do barquinho em jornal.


MESA ALFABETO


Muita concentração e empenho no treinamento de aplicação dos recursos da Mesa Alfabeto.
As professoras, diante do novo recurso, estão encantadas com as novas possibilidades de sua utilização no trabalho diário e no apoio aos alunos com dificuldades na aprendizagem da leitura.


PROJETO POESIA


Profªs Yedda e Mª de Fátima Azevedo recebendo o livro de poesias editado com as produções de seus alunos.


ALFABETO ENCANTADO


Profª Vanda Tiépolo, em momentos de aplicação de seu lindo "Alfabeto Encantado".
Não é bom aprender assim?



ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO


Alunos da Profª Rosa Maria, em um dos vários momentos de criatividade e ludicidade em benefício da alfabetização e da inclusão no mundo letrado.