O que é necessário para ser um time vencedor?
Essa foi a abordagem inicial para iniciar os debates do 1º CAPCI de 2014.
Segue a descrição do desenvolvimento da dinâmica.
A técnica:
- Entregar aos professores um molde de camiseta, bola ou taça e pedir que cada um escreva o que é necessário para um time ser vencedor.
- Depois socializar com o
grupo.
- Em um molde grande, escrever tudo o que for falado no grupo.
- Ler em conjunto a mensagem a seguir e fazer a reflexão.
É você que
faz a sua turma brilhar!
Não sei se você gosta de futebol. Eu sou um
grande fã e por mais que a idéia pareça um pouco gasta, resolvi iniciar este
texto cometendo a imprudência de comparar a escola com uma equipe do esporte.
Começo pelos os jogadores: os alunos – e pela torcida: os pais, a comunidade e
todos os dirigentes da educação – muitas camisas torcendo e incentivando para
que o gol da aprendizagem aconteça.
Esse timaço não joga sozinho. Precisa de um presidente – no caso da escola: o
diretor (a). Referência de reflexão e planejamento geral, é quem define as
decisões mais gerais, estabelece parcerias, recebe a torcida,
articula com a comunidade...
Mas um time só com presidente seria meio capenga. Equipes de sucesso
exigem um profissional que não apenas mergulhe na história do esporte, mas que
esteja antenado com as principais novidades na área. Que domine a arte e a
ciência do jogo, que estimule-a quando toma um gol inesperado – “Exatamente
quando estávamos jogando tão bem” – ou modere quando um jogador se exalte, ou
mude de comportamento. No futebol essa pessoa é o técnico. Na escola, é você
professor!!
Para ser um bom técnico, e para exercer bem a sua função, o professor precisa
ter um enorme conhecimento do conjunto de sua sala de aula (o time). Quem são
seus alunos? Quais os que estão bem no jogo? Como aproveitá-los? Quais aqueles
que apresentam maior dificuldade? (em que área?) Como trabalham? O que estão
aprendendo? O que está fazendo para ajudá-lo? Que recursos está usando nos
“treinamentos”, que meios utiliza para aqueles que não estão tão bem no jogo? –
Como anda o relacionamento entre técnico e jogador? , ou entre os jogadores?
Que metodologia está aplicando? A segurança no processo, o domínio do time....O
aperfeiçoamento, a atualização, o modo com que lida com as adversidades, com as
criticas da torcida?.
É claro que esse técnico, não trabalha sozinho, ele deve contar com seus
auxiliares, no caso da escola o professor conta com o apoio da equipe de
articulação pedagógica que está ali para
auxiliá-lo, mostrando sua presença nas atividades pedagógicas, no
acompanhamento dos resultados do seu time, organizando momentos de estudos,
disponibilizando recursos, eles estão ali para que o sucesso do técnico e do
time apareça, pois os auxiliares sabem, que cabe ao professor fazer com que seu
time brilhe, pois cabe a ele preparar as aulas, trabalhar com alunos muitas
vezes difíceis, corrigir cadernos, trabalhos, estar sempre atento, observando
seus rendimentos, avaliando, anotando, é ele que exige da voz para ser ouvido e
ainda readequar suas aulas dentro de uma proposta pedagógica.
Para retornar à metáfora futebolística, ele – o professor/técnico é o que mais
ajuda a bola correr bem redonda no gramado. Como o técnico, e aí está a
diferença, pode até não entrar em campo, nem levantar o troféu, mas o professor
não, este deve estar no meio do campo e com certeza levantar o troféu junto com
seu time, pois sem ele, não existe time CAMPEÃO e consequentemente o
‘ESTÁDIO” - escola CAMPEÃ! TODOS FAZEM PARTE DAS VITORIAS E DERROTAS!
Vamos lutar para vencer o nosso campeonato de 2014!
Adaptação texto de Fernando José de Almeida
Revista
Nova Escola
Comentários
_ CAP CI _ 1º Trimestre – emvcm 2014:
·
Na Educação
Infantil usamos a:
Reflexão: Nossas
crianças “já nascem com a bola no pé”, nas mãos... O brincar é inato à
infância! No entanto é nesta etapa que se inserem as regras do jogo, as regras
da vida! E, sutilmente, é na Educação Infantil que vamos “preparando” nossos
alunos – deixando-os brincar com os conhecimentos, estimulando e desenvolvendo
habilidades, inserindo regras...
·
No
1º Ciclo do Ensino Fundamental usamos a :
Reflexão: Nossos alunos são convidados a
“vestir” formalmente “a camisa”; são convocados a fazer parte da “seleção
letrada”. E para se manterem assim deverão “correr atrás, suar a camisa e fazer
por onde continuar no jogo...” Mas é claro que para isso todo suporte, atenção,
dedicação, apoio técnico, e, por vezes até psicológico (embora não seja nossa
função...), são oferecidos por nós.
·
No 2º Ciclo do Ensino
Fundamental usamos a:
Reflexão:
Nossos alunos são estimulados e desafiados a erguer a taça ao final “do
campeonato”! Muita dedicação será necessária tanto de nossa parte quanto
na dos alunos.