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NITERÓI, RIO DE JANEIRO, Brazil
Escola Municipal da Educação Infantil ao 1º segmento do Ensino Fundamental

sábado, 14 de junho de 2014

COPINHA VILA COSTA

Em ritmo de Copa do Mundo a Vila Costa Monteiro se preparou para o evento de abertura


 


Capricho na escolha dos adereços.

Antes de tudo, o momento solene do Hino Nacional
e o hasteamento das bandeiras.

Abertura com paródia criada pelos alunos
 
Turno manhã                                           Turno tarde
 

Coreografia Funk MC Guime - Alunos do 5º ano
 
Turno manhã

 
Turno tarde
http://youtu.be/79XKwfMlYGQ

Coreografia Aperte o Play - Ed. Infantil
 
Turno manhã

 
Turno tarde


Coreografia Monobloco 1
 

 
3º e 2º anos Manhã 

Coreografia Monobloco 2 
 
 
3 e 4º anos Manhã 

Coreografia Monobloco 1
 
 
3º e 1º anos Tarde 

Coreografia Monobloco 2
 
  
4º e 5º anos Tarde 

Coreografia Aperte o Play - Manhã

 
"Exibição livre do "passinho" - Manhã

Coreografia Aperte o Play - Tarde


"Exibição livre do "passinho" - Tarde
 


 e encerramento
 

sábado, 7 de junho de 2014

4º SALÃO DE LEITURA DE NITERÓI

Alunos da Vila Costa Monteiro visitam o 4º Salão de Leitura de Niterói.





No caminho, uma brincadeira infantil para passar o tempo.
 

Participando de debate sobre segurança no trânsito.

Contação de história.

Lições de economia - aprendendo a lidar com o dinheiro.

 
 
Usando os "Lobatos" para comprar livros.
Opa!!! Tem professora autografando livro!
Nós também queremos!!

 
Alunos do grupo de flauta se preparando para a apresentação com o Prof. Jairo


Emoção na apresentação dos alunos de flauta com o Prof Jairo.

PARCERIA ESCOLA - SAÚDE- UNIVERSIDADE

Alunos do curso de Medicina da UFF fazem oficina 
sobre PARASITOSE com alunos do 1º ciclo.

Parceria entre a Escola e o Programa Médico de Família
 

 
Alunos do curso de Medicina da UFF (Profª Gisele Caldas) apresentaram 
seção de slides com debate sobre parasitas e prevenção.

Depois dos slides, um divertido circuito de jogos educativos em torno do tema.
 Pintura.

 
 Jogo da memória.

 
Massinha de modelar.

Quebra cabeças.

Enquanto alguns brincam, os outros são convidados a 
participar de uma lavagem mágica das mãos.
 

 
Essa foi muito divertida.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

FORMAÇÃO CONTINUADA - O ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO

A Universidade visita a Escola novamente.

Este mês, o dia de capacitação foi dedicado ao ensino das ciências na perspectiva da "inclusão".

A Profª convidada Helena Carla Castro, 
do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Biotecnologia da UFF.

 

 Além de abordar o ensino de ciências, a preocupação com a adaptação dos materiais de pesquisa para os diversos tipos de necessidades especiais.
 

E as questões éticas da biotecnologia e das ciências no mundo moderno.

 Mais uma parceria que se abre para o trabalho integrado Escola/Universidade.

O CAPCI DA COPA - AVALIANDO EQUIPES

O que é necessário para ser um time vencedor?
Essa foi a abordagem inicial para iniciar os debates do 1º CAPCI de 2014.

Segue a descrição do desenvolvimento da dinâmica.

             A técnica:
  • Entregar aos professores um molde de camiseta, bola ou taça e pedir que cada um escreva o que é necessário para um time ser vencedor. 

   

  • Depois socializar com o grupo. 
  • Em um molde grande, escrever tudo o que for falado no grupo.
  • Ler em conjunto a mensagem a seguir e fazer a reflexão.   
                                             É você que faz a sua turma brilhar!

             
Não sei se você gosta de futebol. Eu sou um grande fã e por mais que a idéia pareça um pouco gasta, resolvi iniciar este texto cometendo a imprudência de comparar a escola com uma equipe do esporte. Começo pelos os jogadores: os alunos – e pela torcida: os pais, a comunidade e todos os dirigentes da educação – muitas camisas torcendo e incentivando para que o gol da aprendizagem aconteça.
              Esse timaço não joga sozinho. Precisa de um presidente – no caso da escola: o diretor (a). Referência de reflexão e planejamento geral, é quem define as decisões mais gerais,  estabelece parcerias, recebe a torcida, articula  com a comunidade...
              Mas um time só com presidente seria meio capenga.  Equipes de sucesso exigem um profissional que não apenas mergulhe na história do esporte, mas que esteja antenado com as principais novidades na área. Que domine a arte e a ciência do jogo, que estimule-a quando toma um gol inesperado – “Exatamente quando estávamos jogando tão bem” – ou modere quando um jogador se exalte, ou mude de comportamento. No futebol essa pessoa é o técnico. Na escola, é você professor!!
               Para ser um bom técnico, e para exercer bem a sua função, o professor precisa ter um enorme conhecimento do conjunto de sua sala de aula (o time). Quem são seus alunos? Quais os que estão bem no jogo? Como aproveitá-los? Quais aqueles que apresentam maior dificuldade? (em que área?) Como trabalham? O que estão aprendendo? O que está fazendo para ajudá-lo? Que recursos está usando nos “treinamentos”, que meios utiliza para aqueles que não estão tão bem no jogo? – Como anda o relacionamento entre técnico e jogador? , ou entre os jogadores? Que metodologia está aplicando? A segurança no processo, o domínio do time....O aperfeiçoamento, a atualização, o modo com que lida com as adversidades, com as criticas da torcida?.
              É claro que esse técnico, não trabalha sozinho, ele deve contar com seus auxiliares, no caso da escola o professor conta com o apoio da equipe de articulação  pedagógica que está ali para auxiliá-lo, mostrando sua presença nas atividades pedagógicas, no acompanhamento dos resultados do seu time, organizando momentos de estudos, disponibilizando recursos, eles estão ali para que o sucesso do técnico e do time apareça, pois os auxiliares sabem, que cabe ao professor fazer com que seu time brilhe, pois cabe a ele preparar as aulas, trabalhar com alunos muitas vezes difíceis, corrigir cadernos, trabalhos, estar sempre atento, observando seus rendimentos, avaliando, anotando, é ele que exige da voz para ser ouvido e ainda readequar suas aulas dentro de uma proposta pedagógica.
              Para retornar à metáfora futebolística, ele – o professor/técnico é o que mais ajuda a bola correr bem redonda no gramado. Como o técnico, e aí está a diferença, pode até não entrar em campo, nem levantar o troféu, mas o professor não, este deve estar no meio do campo e com certeza levantar o troféu junto com seu time, pois sem ele, não existe time  CAMPEÃO e consequentemente o ‘ESTÁDIO” -  escola CAMPEÃ!  TODOS FAZEM PARTE DAS VITORIAS E DERROTAS!   Vamos lutar para vencer o nosso campeonato de 2014!
                                                             Adaptação texto de Fernando José de Almeida
                                                                                                      Revista Nova Escola    
    Comentários _ CAP CI _ 1º Trimestre – emvcm 2014:
·    Na Educação Infantil usamos a:


Reflexão: Nossas crianças “já nascem com a bola no pé”, nas mãos... O brincar é inato à infância! No entanto é nesta etapa que se inserem as regras do jogo, as regras da vida! E, sutilmente, é na Educação Infantil que vamos “preparando” nossos alunos – deixando-os brincar com os conhecimentos, estimulando e desenvolvendo habilidades, inserindo regras...

·   

No 1º Ciclo do Ensino Fundamental usamos a


Reflexão: Nossos alunos são convidados a “vestir” formalmente “a camisa”; são convocados a fazer parte da “seleção letrada”. E para se manterem assim deverão “correr atrás, suar a camisa e fazer por onde continuar no jogo...” Mas é claro que para isso todo suporte, atenção, dedicação, apoio técnico, e, por vezes até psicológico (embora não seja nossa função...), são oferecidos por nós.
·    No 2º Ciclo do Ensino Fundamental usamos a:


Reflexão: Nossos alunos são estimulados e desafiados a erguer a taça ao final “do campeonato”! Muita dedicação será necessária tanto de nossa parte quanto na dos alunos.