QUEM SOU EU

Minha foto
NITERÓI, RIO DE JANEIRO, Brazil
Escola Municipal da Educação Infantil ao 1º segmento do Ensino Fundamental

sábado, 30 de março de 2013

PÁSCOA

Lindo trabalho de estudo e compreensão dos símbolos da Páscoa... 
...representados pelas crianças com muita seriedade e comprometimento.

1º momento - Abertura do evento ao som de "Ele está prá chegar" - Padre Marcelo Rossi - as crianças acenam fantoches de pombas da paz e cantam o refrão:
"Pare prá pensar / Pense muito bem / Olhe que esse dia já vem"
"Pare / pense / Olhe que esse dia já vem"

Assista o vídeo da abertura


2º momento - Montagem da mesa com os símbolos da páscoa com a seguinte sequência narrada:
  • Toalha branca: As vestes brancas são usadas para nos recordar que a morte não foi o final.  

"Vestes brancas simbolizam / 
Paz, alegria e pureza / 
Jesus venceu a morte / 
Não deve haver mais tristeza."

  • Vela: A vela representa Jesus Cristo, a Luz do mundo. 
"Cristo luz do mundo / 
Sempre a nos iluminar / 
E como uma vela acesa / 
Lá no alto a brilhar."

  • Girassol: É uma flor que está sempre voltada para o sol. Representa as nossas vidas que devem estar sempre voltadas para o Cristo ressuscitado
"Quero ser como você / 
Oh bonito girassol! / 
Quero estar sempre voltado / 
Para Jesus o nosso sol."

  • Cordeiro: Moisés sacrificou um cordeiro em homenagem e agradecimento a Deus pela libertação dos hebreus da escravidão do Egito. Também simboliza, do ponto de vista cristão, Jesus Cristo, que foi crucificado para libertar os homens de seus pecados
"Eis o Cordeiro de Deus / 
Que tira o pecado do mundo."
  • Trigo: Do trigo se faz o pão. 
"Do trigo se faz o pão / 
Que nosso corpo alimenta / 
E Jesus é a Hóstia Santa / 
Que a nossa alma sustenta."

  • Pão: Pão que Jesus transformou em seu corpo, alimentando a nossa alma e fortalecendo-a de Paz, amor e esperança
"Eu sou o pão da vida (João 6:35) / 
O pão do céu." 

  • Uva: Da uva se faz o vinho
"Da uva se faz o vinho / 
Vinho que Jesus transformou / 
Em seu sangue na Santa Ceia /
Como alimento se tornou."

  • Vinho: Representa o sangue de Jesus que nos purifica de todo o pecado (João 1:7)
"Da uva se faz vinho / 
Que Jesus abençoou / 
Pois em sangue divino / 
Jesus Cristo o transformou."

  • Sino: Os sinos cantam a a alegria da Ressurreição. 
"Aleluia! Aleluia! / 
Os sinos estão a tocar / 
De Cristo a ressurreição / 
Eles vêm anunciar."

  • Peixe: É o mais antigo dos símbolos de Cristo. 
"Pelas águas do Batismo / 
Fomos purificados / 
E igual peixe vivemos / 
Na graça divina mergulhados."

  • Cruz: Símbolo da morte de Cristo
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira / 
Que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça / 
mas tenha vida eterna (João 3:16)"

  • Coelho: Simboliza a fertilidade e a esperança de vida nova.
"Hoje é dia de alegria /
Eu não posso descansar /
Saí da toca, é meu dia /
Para Jesus aclamar"

  • Ovo: Assim como o coelho,  simbolismo dos ovos está relacionado com uma nova vida e com a fertilidade.
"Do ovo surge uma vida /
Pulsa ativo o coração /
E nós com Cristo renasncemos /
Pela sua ressurreição."

A mesa composta com todos os símbolos.


3º momento - Entrada de Jesus com seus discípulos; ao som da música "Eu sou o Pão do Céu - Padre Marcelo Rossi". Jesus ergue o pão e o vinho. As crianças acenam fantoches de pombas e cantam o refrão:
                   " Este é o meu corpo, tomai e comei / Este é o meu sangue, tomai e bebei / 
                Revesti-vos de minha força / Estejais em mim / Eis que estou convosco até o fim."


4º momento - Distribuição do pão e do suco para todas as crianças
  

  

Assista o vídeo completo da encenação principal

5º momento - Encerramento; ao som de "Celebrai - Padre Zeca", as crianças vibram as pombas e cantam
"Celebrai a Cristo, celebrai (4 vezes) /
Ressuscitou, ressuscitou /
E hoje vive para sempre /
Vamos celebrar (4 vezes) /
Ressuscitou o Senhor. "


Assista o vídeo do momento de encerramento



DIA DO CIRCO

"quinze ou vinte e sete,
não importa,
a alegria sempre prevalece"
Lyla Nacif

Alunos da Educação Infantil, sempre dispostos a representar o melhor personagem do dia:
o "palhacinho".

domingo, 10 de março de 2013

DIA DA MULHER

Ao som de "Mulher Brasileira" de Benito de Paula, todos os alunos homenagearam as mulheres convidadas, que foram escolhidas por eles para participar do evento que objetivava, além da comemoração do Dia da Mulher, oportunizar a participação da comunidade nas atividades da Escola.


 Além de receber uma linda mensagem com o texto de "Mulherão" de Marta Medeiros, reproduzido a seguir:

MULHERÃO
Marta Medeiros

Se pedirmos para um homem descrever um mulherão,
“Ele imediatamente vai falar no tamanho dos seios,
na medida da cintura, no volume dos lábios,
nas pernas, bumbum e cor dos olhos; ou vai dizer que tem de ser loira, 1,80m, siliconada, sorriso colgate.
Mulherões, dentro deste conceito, não existem muitas:
Veras, Giseles, Malus, Adrianes, Lumas e Brunas.
Agora pergunte para uma mulher o que ela considera
um mulherão  e você vai descobrir que tem uma em cada esquina.
Mulherão é aquela que pega dois ônibus para ir para o trabalho e mais dois para voltar, e quando chega em casa,
encontra um tanque lotado de roupa e uma família morta de fome.
Mulherão é aquela que vai de madrugada para a fila garantir
matrícula na escola, e aquela aposentada que passa horas
em pé na fila do banco para buscar uma pensão de 100 reais mensais.
Mulherão é a empresária que administra dezenas de funcionários de segunda à sexta, e uma família todos os dias da semana.
Mulherão é aquela que sai do trabalho e vai para a faculdade
estudar até às 24 horas para ter uma vida mais digna.
Mulherão é quem volta do supermercado segurando várias sacolas,
depois de ter pesquisado preços e feito malabarismo com o orçamento.
Mulherão é aquela que se depila, que passa cremes, que se maquila, que faz dieta, que malha, que usa salto alto, meia-calça, ajeita o cabelo e se perfuma, mesmo sem nenhum convite para ser capa de revista.
Mulherão é quem leva os filhos para escola, busca os filhos na escola, leva os filhos para natação, balé, leva os filhos para cama, conta histórias, dá um beijo e apaga a luz.
Mulherão é aquela mãe de adolescente que não dorme
enquanto ele não chega, e que de manhã bem cedo já está de pé, esquentando o leite.
Mulherão é quem leciona em troca de um salário mínimo,
é quem faz serviços voluntários, é quem colhe uva, é quem opera pacientes, é quem lava roupa para fora, é quem bota a mesa, cozinha o feijão e à tarde trabalha atrás de um balcão.
Mulherão é quem cria os filhos sozinha, quem dá expediente de 8 horas e enfrenta menopausa, TPM e menstruação.
Mulherão é quem arruma os armários, coloca as flores nos vasos, fecha a cortina para o sol não desbotar o sofá
e mantém a geladeira cheia.
Mulherão é quem sabe onde cada coisa está, o que cada filho sente e qual o melhor remédio para azia.
Marias, Patrícias, Anas, Luanas, Sheilas,Vitórias: mulheres nota 10 no quesito lindas de morrer, mas...
“Mulherão é quem mata um leão por dia para sobreviver”

                                              
 


...participaram de uma divertida brincadeira em forma de desfile, dirigida 
pelo Prof. Alisson. (Ed. Física), onde professoras, mães, tias, avós e alunas se apresentaram.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

PLANEJANDO O ANO LETIVO

Mais um ano letivo inicia!

 "Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano, sempre que alguém descobre esse poder, algo antes considerado impossível,  se torna realidade". 
Albert Einstein

  Direção, Equipe de Articulação Pedagógica, Funcionários, Professores antigos e novos reunidos para as primeiras reuniões  administrativas e pedagógicas do ano letivo de 2013 quando lemos, analisamos e discutimos as orientações pedagógicas e administrativas, bem como os princípios de convivência e traçamos as propostas para o calendário escolar .
   

  Diversos momentos de Estudo e Planejamento que culminaram com Dinâmica 
de grupo e um belo jardim construído pela equipe.

O PLANO DE AÇÃO para 2013 terá como meta :
“Encantar para Aprender, aprender para Atuar”,  que atuará através de dois  projetos culturais:
“Entrelaçando a Poesia de Vinícius de Moraes com as atividades de Sustentabilidade” 
e
 “Trabalhando a Sustentabilidade através da Releitura dos Pintores Brasileiros”

Com o objetivo de atender ao projeto da FME em homenagear o centenário de VINÍCIUS DE MORAES e objetivando um trabalho de leitura e escrita que não simplesmente utilize o texto como pretexto para o ensino da língua portuguesa, mas que se proponha a levar diariamente produções do autor (crônicas, poesias e letras de música) para a sala de aula, tendo como pressuposto básico a ideia de que a formação de leitores competentes está vinculada à constante presença de textos no contexto escolar é que propomos o desenvolvimento do projeto Entrelaçando a Poesia de Vinícius de Moraes com as atividades de Sustentabilidade.
Esse projeto desenvolverá diversas atividades a respeito das composições de Vinícius de Moraes, principalmente sobre a obra "A Arca de Noé" juntamente com as suas outras poesias e músicas.
Assim trabalharemos a poesia, os textos e as músicas em sala de aula atrelados às atividades e aos exercícios oferecidos pelos livros didáticos que tratam deste gênero discursivo, como pretexto para levar os alunos a discutirem conteúdos gramaticais e ortográficos, sem deixar de lado o valor literário que, prioritariamente, tais textos possuem.
Muito importante ainda será a referência cultural que esse trabalho possibilitará através da utilização de repertório de Vinícius de Moraes, que já é conhecido das crianças, em função de sua farta veiculação nas mídias de uso popular.


 Através do projeto de “Trabalhando a Sustentabilidade através da Releitura dos Pintores Brasileiros” levaremos os alunos a ter contato com o universo da arte de forma participativa, apreciando e tendo informações sobre as obras de Romero Britto, Joan Miró, Ademir Martins, Alfredo Volpi, Portinari,...quando será levado a reproduzi-la num processo de releitura, com o objetivo de desenvolver a percepção, imaginação e de ampliar o universo cultural.


  
  

A conclusão dos trabalhos dos projetos “Encantar para Aprender, aprender para Atuar” será exposta  na Mostra Cultural Arte Literária do Vila Costa Monteiro.  

FÉRIAS NOTA 10

O projeto Férias Nota 10 foi realizado
em nossa unidade escolar no período 
de 21 de janeiro a 01 de fevereiro.           
                                                        

O projeto foi aberto aos alunos e comunidade com o objetivo de dar oportunidade de cultura, recreação e alimentação durante o recesso escolar através das atividades diversificadas,  que proporcionaram aos participantes momentos de descontração e alegria.


 Teatro

  Artesanato e jogos


 Jogos e brincadeiras ao ar livre.

                                    
Hora do Lanche





2013 JÁ CHEGOU


Imagino uma escola, lugar de sonhos e fantasias, onde o corpo, faminto de SABER encontre o SABER da descoberta,o prazer de aprender...”
 Rubem Alves

 Tudo pronto para receber os alunos em grande estilo.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

ENCERRAMENTO 2º CICLO

Tudo preparado para a cerimônia de formatura.

As estrelas representando cada um dos formandos.

O momento solene do Hino Nacional.

Palavras da Diretora Gilda Mainier, que foi seguida pela equipe de pedagogas e professoras.

O momento mais gostoso de cada uma das professoras entregando a 
seus pupilos o certificado de conclusão, sob os olhares atentos e orgulhosos dos familiares.
Com as Profªs Carla Vater, Welcilene Sá, Sebastiana Araujo e Mª de Fátima Azevedo.

Todo formando quer festa, e a deles foi escolhida para aproveitar com 
muita alegria junto aos colegas e professoras.


FESTA DO LIVRO - 1º ANO

Aprender a ler e escrever é a conquista mais importante de nossas vidas.
Aqui na Vila Costa essa conquista é sempre motivo para mais uma festa.
Tão pequeninos, mas muito atentos à palavras de incentivo da Diretora Adjunta Rita Campanário, 
da Pedagoga Lyla Nacif e de suas Professoras Rosa Mª Continentino e Mª de Fátima Martins.

Ambas as turmas dedicaram aos colegas, familiares e equipe suas canções favoritas, 
que ouvimos durante todo o ano letivo: "Bom dia" e "Estrelinha".

Alguns momentos de carinho das professoras Rosa e Mª de Fátima presenteando seus alunos.
Primeira missão do Ensino Fundamental cumprida.