QUEM SOU EU

Minha foto
NITERÓI, RIO DE JANEIRO, Brazil
Escola Municipal da Educação Infantil ao 1º segmento do Ensino Fundamental

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

MAIS EDUCAÇÃO

Programa Mais Educação

Sob a Coordenação da Profª Carla Vater, iniciamos o Programa Mais Educação no dia 21 de outubro, com muito entusiasmo e animação, nos dois turnos . 
Atendemos 130 estudantes no programa com alunos moradores de ruas próximas a escola.

O programa é de suma importância para nossa comunidade porque visa acima de tudo atender alunos com dificuldade de aprendizagem e proporcionar momentos de lazer.

A implantação do programa na escola está sendo de forma gradativa, pois incorporamos as oficinas que já faziam parte do nosso plano de ação:
1. Leitura e Produção Textual
2. Matemática
3. Oficina de Artesanato
4. Horta Escolar
5. Percussão

Como a U E não dispõe de espaço físico nem de área livre para a prática das atividades de recreação, mas com esforço e colaboração da comunidade escolar conseguimos contornar e utilizar o espaço da Quadra da Comunidade.


O Programa Mais Educação trouxe uma proposta estimulante para nossa escola, criando uma expectativa de amenizar a ociosidade das crianças do entorno da escola, além de fornecer uma educação de qualidade e formação de cidadãos conscientes e dotados de conhecimento para transformar o ambiente em que vive.

Os monitores tem trabalhado em conjunto com a equipe de professores para amenizar as dificuldades que vem sendo detectadas nas disciplinas.

O objetivo dessa parceria é o de melhorar o desempenho na aprendizagem dos alunos nessa área e em outras.


Oficina de Matemática
 
De acordo com os relatos das professoras da escola, que a maior dificuldade dos alunos era as operações fundamentais. O monitor organizou atividades simulando situações cotidianas que ajudam a contextualizar os conteúdos, facilitando a tomada de consciência da utilidade da Matemática no âmbito extraescolar e levam as crianças a se interessar pela disciplina e aplicando a Matemática na Informática. O que  mudou a rotina da sala de aula com a inserção da informática e levou os alunos a perceber como a utilização dos jogos online matemáticos podem ser produtivos e interessantes. 
Assim vimos uma oportunidade para dinamizar as aulas de Matemática, propiciando um ambiente capaz de potencializar o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos Matemáticos.

Língua Portuguesa: ênfase em Leitura e Produção de Texto
 
A oficina buscou diferentes gêneros textuais para ensinar a leitura de forma efetiva, eficaz e criativa para propiciar aos alunos o acesso à leitura, bem como condições para uma produção textual reflexiva e crítica.

Percussão
 
 Oficina de percussão teve o objetivo de aproximar os alunos da escola e proporcionar a troca de ideias e de experiências entre eles, trazendo a interação e a musicalidade.

Horta Escolar 
 

 

 
O modelo proposto para a oficina foi uma horta urbana realizada com vasos feitos de pneus, garrafa PET, caixas, possibilitando  cultivar temperos, hortaliças, ervas medicinais e flores, todas as plantas com poucas raízes. Embora seja uma horta compacta, seus produtos podem ser consumidos. E juntamente, com a participação dos alunos(as), professoras e comunidade escolar, por meio  de doações de plantas, compras de mudas e sementes, ela está crescendo a cada dia. 
A horta escolar está proporcionando plantios, colheitas e descobertas.  Os alunos(as) participaram do plantio, da colheita das ervas de boldo, cebolinha, salsinha, hortelã, cenoura, girassol, assim como estão aprendendo a identificar, pesquisar e catalogar as espécies.

 

 
E os pequeninos já estão começando a participar também, afinal, plantar girassol é muito simples
 e já já a flor vai estar aqui para nós vermos o resultado.

   
Aproveitamos os alimentos no enriquecimento da merenda escolar e na participação da Feira de Ciências da Escola e da 11ª Feira de Empreendedorismo.  

Artesanato
 

  
A proposta da oficina de artesanato foi de promover a aproximação entre os alunos e, também, entre a comunidade e a escola, levando à aprendizagem de técnicas de artesanato que favoreceram o desenvolvimento da criatividade, de habilidades específicas e de domínio de técnicas para criação de produtos com potencial de comercialização, configurando-se assim, num importante espaço de geração de trabalho e renda alternativa para os participantes. 

 
A “Oficina de Artesanato ” está voltada para a “Capacitação do trabalho”, com o objetivo de despertar o interesse das crianças e adolescentes da comunidade escolar para a produção de adereços e isso nos vimos quando os alunos participaram da 11ª Feira de Empreendedorismo, que aconteceu no AABB, vendendo seus produtos que aprenderam durante as oficinas artesanato.

Oficina de Flauta Doce
 
É ofertada como uma atividade extracurricular desde 2009 na U E.  Os alunos sentem-se motivados para participar da oficina , pois é um momento em que podem entrar mais em contato com a música e aprender a tocar um instrumento musical. 

Escolinha de Futebol
 

 
A escola também oferece aos alunos a Escolinha de Futebol.  
Essa oficina do esporte visa despertar no aluno a importância do saber competir com ética e lealdade, bem como a necessidade de aprender com as vitórias e derrotas, mas nunca desistir com as adversidades impostas pela vida. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário