Tudo muito bem ensaiadinho, cantando "Por você" (Frejat)
![]() |
Com nossas representações e... |
![]() |
...direito a chuva de papel picado. |
![]() |
Estamos conhecendo novos materiais para trabalhar a lateralidade e o equilíbrio. Logo estaremos fazendo o mesmo exercício com os pés. Não é ótimo? Eu também quero. |
![]() |
Aperfeiçoando o nosso equilíbrio com brincadeiras que nossos pais já usavam. |
O nome da gente(Pedro Bandeira) Por que é que eu me chamo isso e não me chamo aquilo? Por que é que o jacaré não se chama crocodilo? Eu não gosto do meu nome, não fui eu quem escolheu. Eu não sei porque se metem com o nome que é só meu! | O nenê que vai nascer vai chamar como o padrinho, vai chamar como o vovô, mas ninguém vai perguntar o que pensa o coitadinho. -Foi meu pai que decidiu que o meu nome fosse aquele isso só seria justo se eu escolhesse o nome dele. Quando eu tiver um filho, não vou pôr nome nenhum. Quando ele for bem grande, ele que procure um! |
Dias Melhores Composição : Rogério Flausino Vivemos esperando Dias melhores Dias de paz, dias a mais Dias que não deixaremos Para trás Oh! Oh! Oh! Oh!... Vivemos esperando O dia em que Seremos melhores (Melhores! Melhores!) Melhores no amor Melhores na dor Melhores em tudo Oh! Oh! Oh!... Vivemos esperando O dia em que seremos Para sempre Vivemos esperando Oh! Oh! Oh! Dias melhores prá sempre Dias melhores prá sempre (Prá sempre!)... | Vivemos esperando Dias melhores (Melhores! Melhores!) Dias de paz Dias a mais Dias que não deixaremos Para trás Oh! Oh! Oh!... Vivemos esperando O dia em que Seremos melhores (Melhores! Melhores!) Melhores no amor Melhores na dor Melhores em tudo Oh! Oh! Oh!... Vivemos esperando O dia em que seremos Para sempre Vivemos esperando Oh! Oh! Oh!... Dias melhores Prá sempre...(4x) Uh! Uh! Uh! Oh! Oh! Prá sempre! Sempre! Sempre! Sempre!... |
... a preocupação com o uso das novas tecnologias gerou uma animada busca de soluções para dinamizar o ensino e facilitar a participação e aprendizagem dos alunos... |
![]() |
... que deu lugar a muita pesquisa e criatividade nas aplicações: seja no estudo do sistema solar (Profª Carla); como auxiliar às alternativas para a sala de recursos (Profª Fátima Magella); ou para dinamizar as atividades da GR5C (Profª Rosângela). |
![]() |
A animação constante que incluiu até trenzinho de alunos, professores e funcionários culminou com um alegre desfile de fantasias com especial destaque para os inesquecíveis e criativos "clóvis". |
Coroado de êxito o trabalho de alfabetização das três turmas da E.M.Vila Costa Monteiro em 2010.![]() |
Momentos solenes das turmas de alfabetização com direito a juramento e discurso emocionado das professoras Rosa Maria e Janaína. |
Momento de integração envolvendo toda a comunidade escolar na brincadeira "A canoa virou", que deu início ao trabalho deste grupo. E não podia faltar o discurso produzido pelas próprias crianças e lido em segurança pelos representantes das turmas, reproduzido a seguir: amamos, foi legal, porque é brincadeira e brincadeira é muito bom. "No primeiro dia de aula do primeiro ano, nós começamos a cantar a música da canoa, e aí conhecemos os nomes dos nossos amigos e das professoras Tia Rosa e Tia Ana Beatriz. Aí, apareceu a Chapeuzinho Vermelho contando historinhas e nos ensinando a ler. Encontramos na sala de aula muitos jogos, foi maravilhoso. Quando nós formos para o outro ano vamos sentir saudade da Tia Rosa, da Tia Ana e da nossa sala. Mas temos que ir para o segundo ano para aprendermos mais coisas. Aos nossos pais obrigado por terem nos colocado na Escola Vila Costa Monteiro, por ter nos ensinado a fazer os deveres, e as respeitar as tias." |
![]() |
A educação patrimonial está prevista nos PCNs para o ensino de história. Buscando atender aos objetivos da matriz curricular de Niterói, referentes a niteroidades, foi idealizado este projeto. Com ele se pretende reconstruir, junto com os alunos da Escola Municipal Vila Costa Monteiro, o conceito de Patrimônio Cultural, onde o foco em locais importantes para a História de Niterói, que se funde em vários momentos com a História do Brasil, busca resgatar os conceitos centrais da Educação Patrimonial . Projeto coordenado pela Profª Flaviana, com a participação de toda a comuniade escolar. |
![]() |
Entrelaçamento com o Projeto Moradia, a identificação da Localização da Escola na comunidade. Trabalho desenvolvido pelos alunos da Profª Carla. |
![]() |
Culminando as atividades do Projeto Magia de Ler, esta U.E. se fez representar no Festival Literário pela equipe de Direção Gilda Mainier e Rita Campanário, pela pedagoga Lyla Nacif, que apresentou seu depoimento sobre o desenvolvimento do projeto do ponto de vista dos Coordenadores Pedagógicos, e pela Profª Mª de Fátima, que além de ter participado do Projeto, compôs uma poesia especial em sua homenagem. |
![]() |
Como parte do projeto "Conhecer para se integrar - Educação Patrimonial", aprovado pelo programa Tempo de Escola, foi realizado dia 24/11/2010, pela turma da Profª Welcilene, uma dramatização do livro "Meu primeiro herói" de Ziraldo. O livro conta de forma fantástica como foi criado o Município de Niterói pelo índio Araribóia que, depois de se tornar herói e cristão, recebeu o nome de Martin Afonso de Souza e o poder de governar as terras chamadas "Bandas d'Além". |
![]() |
Profª Rosa Maria, praticando a interdisciplinaridade com a história do SOLDADINHO DE CHUMBO (artes, matemática, psicomotricidade, proteção do meio ambiente) - 1º ano - 1º ciclo |
![]() |
Nada como um teatrinho para envolver e encantar os pequeninos aproveitando para desenvolver hábitos de higiene bucal e corporal. Tudo com muita participação. Educação infantil. |
![]() |
Praticando o entrelaçamento com o Projeto Meio Ambiente, grande parte dos trabalhos se dedicou ao cuidado com a alimentação (orgânicos), a reciclagem (papel e sacos de lixo com jornal), reaproveitamento do lixo (brinquedos de sucata), a prevenção da dengue, a água no planeta. Sem esquecer o estudo do corpo humano, os animais e a germinação dos vegetais. Educação infantil e Ensino Fundamental (1º e 2º ciclos) |