QUEM SOU EU

Minha foto
NITERÓI, RIO DE JANEIRO, Brazil
Escola Municipal da Educação Infantil ao 1º segmento do Ensino Fundamental

terça-feira, 6 de setembro de 2011

7 DE SETEMBRO

Apresentação cívica com respeito e disciplina, mas com muita criativide.
Hino Nacional, momento de respeito;

Alunos da Profª Welcilene representando a 1ª estrofe do Hino Nacional.
  

Desfile das turmas ao som do "Hino da Independência", "Fibra de Herói" e "Eu te amo meu Brasil - (Os Incríveis)"
Para encerrar com:
Turma GR5C - Profª Rosângela, representando o "O grito da Independência"
(texto desenvolvido e trabalhado com a turma dentro dos objetivos do projeto Tempo de Escola - Teatro).


domingo, 4 de setembro de 2011

TEMPO DE ESCOLA - TEATRO


Os alunos do GR5C encontram-se em defasagem idade série e vêm apresentando dificuldades de assimilação e retenção de conhecimentos, principalmente na leitura e escrita. Há três anos vimos desenvolvendo um trabalho de estímulo à auto-estima de forma a suscitar em nossos alunos a autoconfiança necessária a seu desenvolvimento.
Os resultados desse trabalho já vem sendo percebidos, principalmente no relacionamento entre alunos e com a equipe, sem falar na receptividade para a realização das atividades didáticas e aceitação de novos desafios.
O teatro, no processo de formação da criança, cumpre não só função integradora, mas dá oportunidade para que ela se aproprie crítica e construtivamente dos conteúdos sociais e culturais de sua comunidade através de trocas com os seus grupos. No dinamismo da experimentação, da fluência criativa propiciada pela liberdade e segurança, a criança pode transitar livremente por todas as emergências internas integrando imaginação, percepção, emoção, intuição, memória e raciocínio.
Esta é a proposta do trabalho que vem sendo realizado dentro do Projeto Tempo de Escola, em um projeto que denominamos "Cia da Vida".
Os resultados??????
Em exibição no final do semestre na nossa página de PROJETOS 2011.
Os primeiros contatos com a nova linguagem, conduzidas pelos professores Raul e Mário.

Dois grupos realizando suas primeiras tentativas de produção textual de cenas e expressão corporal.



Todas as aulas terminam com a manifestação de entrosamento  do grupo e o cumprimento coletivo.
AQUI SOBRA EMOÇÃO PARA SER COMPARTILHADA.


terça-feira, 23 de agosto de 2011

FRAÇÕES

Após algumas experiências com o Projeto Matemática em foco, continuamos trabalhando com as frações; agora avançando mais e saindo um pouco da fase concreta; já representamos, interpretamos e descrevemos.
Profª Maria de Fátima - GR5D

1ª fase: escolhendo as frações que cada dupla vai representar;

2ª fase: interpretando e representando as frações escolhidas;


3ª e 4ª fases: apresentando e descrevendo os resultados.

Não é mesmo divertido estudar assim?


PALESTRA SOBRE ROEDORES

Equipe da Zoonose durante uma das palestras sobre "controle de roedores" para as crianças do E. Fundamental.
Como não podia deixar de acontecer, os alunos da Profª Rosa Maria (GR1A) resgataram o cartaz já produzido por eles durante momento de alfabetização.

PROGRAMA MÉDICO DE FAMÍLIA

Drª Sandra e Dr. Carlos  Fernando, reapresentado  o programa "Médico de Família" à equipe da U.E.
Aproveitamos para pontuar temas que desejamos abordar com toda a comunidade escolar: higiene; alimentação; postura; hábitos saudáveis; como cuidar de pequenos ferimentos; fumo, alccol e dogas; DST; gravidez na adolescência; verminose.

domingo, 7 de agosto de 2011

FÉRIAS NOTA 10

O que não pode faltar:

arte, muita arte, com técnica, criatividade e muita concentração; e o resultado... ;


o teatrinho, que encanta a todas as idades;

mas, principalmente a atividade física, seja no pátio em obras ou na quadra da comunidade;

mas que não dispensa uma competição muito divertida.


terça-feira, 2 de agosto de 2011

MAGIA DE LER - KIT REFLEXIVO 2 - 2º ciclo


FÁBULAS DO MUNDO TODO
Profª Maria de Fátima Azevedo - GR5D
1-     Escolha do livro: FÁBULAS DO MUNDO TODO
2-     Montagem da ficha do livro: Autores, ilustrador, editora, ano de publicação.
3-     Atividade no Laboratório de Informática:   os alunos pesquisaram os dados sobre os principais autores: ANDERSEN, HANS CHRISTIAN, ESOPO, LEONARDO DA VINCI, TOLSTOI
4- Após a pesquisa sobre os autores, conversamos sobre cada autor.
5- Montagem de uma linha do tempo sobre o nascimento dos autores.
6- Localização no mapa onde cada autor viveu.
7- Pesquisa sobre FÁBULA:

Conclusão dos alunos sobre Fábulas:
“Fábulas são histórias fantásticas, em a maioria dos personagens são animais, que agem como pessoas, porque  sentem, agem e pensam como nós”.

“Fábula é a maneira mais antiga de contar histórias que  levam as pessoas a enfrentar a vida, fazendo com que as pessoas de todo o mundo vençam as dificuldades”.  

“Fábulas são historinhas curtas, onde os animais falam, cometem erros, mas às vezes são sábios ou bobos,  às vezes , maus ou bons, exatamente como as pessoas.”

8- Leitura das fábulas. Foi proposto que a turma se dividisse em grupos de 5 alunos para que cada grupo lesse 5 fábulas, e fizesse o reconto de uma.
9- Cada grupo fez a reescrita e a ilustração da fábula escolhida.

       
10- Cada grupo vez uma leitura das fábulas para outras turmas.


E o final da história é a "MAGIA DE LER".

MAGIA DE LER - KIT REFLEXIVO 2 - 1º ciclo

Obra selecionada:    Soldadinho de Chumbo
Profª Yedda, com a turma GR2B, trabalhando o "Soldadinho de Chumbo":
"Iniciei a atividade falando sobre os contos de fadas, relembrando alguns que já conheciam e falando também sobre o autor Hans Christian Andersen. Logo em seguida apresentei o livro. Observamos as páginas, autor, editora, e todas as informações contidas.  A seguir, li para eles a resenha do texto a ser trabalhado e, a partir daí, pedi que imaginassem o que aconteceria  com a história:
1- Como seria o soldadinho?
2- Onde vivia?
3- O que fazia?
4- Como seria o seu dia-a-dia?
Em seguida, contei à história que foi ouvida com grande atenção.
Quando acabou, conversamos sobre o que foi lido.
Como era a vida do soldadinho e se ele era feliz.
Conversamos sobre nossos sentimentos, sobre o soldadinho se queimar, derreter e se transformar em um coração...
Comparamos também com o texto e com  o que foi falado pelas crianças, de como seria a história.
Após esse momento de conversa e reflexão, fizemos um texto coletivo da história.

Após o texto fizeram  também desenho da parte que mais gostaram  com dobradura do barquinho em jornal.


MESA ALFABETO


Muita concentração e empenho no treinamento de aplicação dos recursos da Mesa Alfabeto.
As professoras, diante do novo recurso, estão encantadas com as novas possibilidades de sua utilização no trabalho diário e no apoio aos alunos com dificuldades na aprendizagem da leitura.


PROJETO POESIA


Profªs Yedda e Mª de Fátima Azevedo recebendo o livro de poesias editado com as produções de seus alunos.


ALFABETO ENCANTADO


Profª Vanda Tiépolo, em momentos de aplicação de seu lindo "Alfabeto Encantado".
Não é bom aprender assim?



ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO


Alunos da Profª Rosa Maria, em um dos vários momentos de criatividade e ludicidade em benefício da alfabetização e da inclusão no mundo letrado.


sexta-feira, 24 de junho de 2011

MAGIA DE LER - Chat com a escritora Tatiana Belinky

Turma GR4E com a Profª Welcilene, participando do Chat.

Enquanto esperavam o momento da entrevista, os alunos tiveram a oportunidade de observar, questionar e vivenciar os detalhes da atividade (o que é um chat, como a escritora vai aparecer ao vivo, como acontecem os diálogos, o que são todos os elementos que aparecem na tela e como funcionam).
Além disso, puderam relembrar detalhes das histórias lidas e da biografia da escritora, sem falar na curiosidade sobre suas características físicas e idade. Isso acabou gerando uma gostosa conversa sobre as mudanças fisionômicas das pessoas em função da idade e um trabalho de casa - produzir uma linha do tempo, mostrando essas mudanças.
Durante a exibição da entrevista, houve muita preocupação e empolgação em conhecer a escritora e ver suas perguntas sendo lidas e respondidas por ela.  A Profª Welcilene deu uma ajuda para digitar as perguntas com rapidez.

LEGO no Ensino Fundamental

Capacitação das professoras de 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental para utilização do material.

Muito além da empolgação com a novidade, professoras e pedagogass vêm a possibilidade de desenvolvimento de atividades diversificadas, construtivas e lúdicas com os alunos.

A capacitação foi finalizada com uma reflexão sobre a necessidade de investir no uso do material de forma a possibilitar uma abordagem contextualizada e criativa, transcendendo a proposta inicial.
A reflexão foi conduzida através de debate, após leitura da história "Quando a escola é de vidro - Ruth Rocha".


EDUCAÇÃO INFANTIL

Com formas geométricas em EVA, produzidas na própria U.E. ...
...a Profª Yedda (GREI5A) trabalhou discriminação de formas, cores e tamanhos;


... enquanto a Profª Aline (GREI6A), em um estágio mais adiantado, trabalhou as sequências lógicas. Mas, possibilitando às crianças aproveitar o material para suas próprias produções.

Os pequeninos também já estão sendo iniciados no trabalho de reconhecimneto das formas, cores, tamanhos e posições, com a colaboração da pedagoda Regina Muniz e os alunos da Profª Sandra (GREI4A e 4B) e ...


... com os alunos da Profª Janaina (GREI5B)...

E...
... aproveitando os materiais da sala de recursos...
...as Profªs Sandra (GREI4A), Yedda (GREI5A) e Fátima Magella trabalharam a coordenação motora fina (estamos aprendendo a costurar botões) ...
...e a Profª Aline (GREI6A) também. Afinal, já temos 5 anos e já sabemos dar laço no tênis.


domingo, 19 de junho de 2011

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Tudo começou com as bonecas Fauna e Flora (Pedagogas Lyla Nacif e Regina Muniz), que visitaram todas as turmas para conversar sobre as questões relativas à preservação do meio ambiente. 
Com diálogos divertidos sobre: lixo (onde jogar, como separar e reciclar); economia da água ( durante o banho e a escovação de dentes); preservação das matas (queima e soltura de balões); extinção dos animais (captura, compra e cativeiro de animais silvestres como papagaios, tucanos, pássaros diversos e micos).
Evento de abertura
No turno da manhã, a abertura contou com uma encenação da história de "Pedro e o papagaio" e da apresentação de mural, ambos produzidos pela turma GR5B (Profª Carla), tudo acompanhado atentamente pela comunidade escolar.

À tarde, a abertura contou com a apresentação de texto coletivo da Educação Infantil (GREI6B - Profª Danielle), seguida de representação da música "Cobertor da Terra" pela turma GR4E (Profª Welcilene).

Integrando atividades, os alunos levaram para casa as maletas do Projeto Magia de Ler, com os livros que já estavam sendo trabalhados e...                       



.... que foram recepcionados por um belo mural prepadado especialmente para o evento, com trabalhos da GR1B (Profª Mª de Fátima Martins) e ...

... culminaram com a alegria das crianças da Educação Infantil que pela primeira vez participam do projeto (turma GR6A - Ptofª Aline)


EDUCAÇÃO INFANTIL - COORDENAÇÃO MOTORA, ESQUEMA CORPORAL E PERCEPÇÃO VISUAL

UTILIZANDO NOVOS MATERIAIS ...

para desenvolver a coordenação motora;
para trabalhar o esquema corporal  aos 3 anos com a Profª Sandra;

para desenvolver o esquema corporal  aos 5 anos com a Profª Danielle;

para trabalhar a percepção visual com a Profª Sandra; aqui associadas ao trabalho com animais e seus filhotes.


REUNIÕES PEDAGÓGICAS

Muitos momentos para planejamento mas, principalmente, de reflexão e estudo de alternativas para aperfeiçoamento das ações pedagógicas.
Neste momento: Pedagoga Maria das Graças Rodrigues e Profª Fátima Magella em uma atividade de planejamento e organização da rotina em turmas de alfabetização, com as profªs de 1º ciclo.
Outros momentos: Pedagogas Lyla Nacif e Maria das Graças Rodrigues, analisando resultados da Provinha Vila Costa, com as profªs do Ens. Fundamental; Profªs Danielle e Janaína apresentando experiências de integração das noções de preservação do meio ambiente e atividades de letramento na Ed. Infantil, usando a música "A canoa virou".
Nas reuniões, sempre há espaço para relato e troca de experiências.
Aqui, um momento especial da Profª Vanda Tiépolo (Projeto Alfa) apresentando uma experiência de alfabetização com a utilização de um alfabeto com personagens em dobraduras, baseadas na história da Rapunzel.