QUEM SOU EU

Minha foto
NITERÓI, RIO DE JANEIRO, Brazil
Escola Municipal da Educação Infantil ao 1º segmento do Ensino Fundamental

domingo, 19 de junho de 2011

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Tudo começou com as bonecas Fauna e Flora (Pedagogas Lyla Nacif e Regina Muniz), que visitaram todas as turmas para conversar sobre as questões relativas à preservação do meio ambiente. 
Com diálogos divertidos sobre: lixo (onde jogar, como separar e reciclar); economia da água ( durante o banho e a escovação de dentes); preservação das matas (queima e soltura de balões); extinção dos animais (captura, compra e cativeiro de animais silvestres como papagaios, tucanos, pássaros diversos e micos).
Evento de abertura
No turno da manhã, a abertura contou com uma encenação da história de "Pedro e o papagaio" e da apresentação de mural, ambos produzidos pela turma GR5B (Profª Carla), tudo acompanhado atentamente pela comunidade escolar.

À tarde, a abertura contou com a apresentação de texto coletivo da Educação Infantil (GREI6B - Profª Danielle), seguida de representação da música "Cobertor da Terra" pela turma GR4E (Profª Welcilene).

Integrando atividades, os alunos levaram para casa as maletas do Projeto Magia de Ler, com os livros que já estavam sendo trabalhados e...                       



.... que foram recepcionados por um belo mural prepadado especialmente para o evento, com trabalhos da GR1B (Profª Mª de Fátima Martins) e ...

... culminaram com a alegria das crianças da Educação Infantil que pela primeira vez participam do projeto (turma GR6A - Ptofª Aline)


EDUCAÇÃO INFANTIL - COORDENAÇÃO MOTORA, ESQUEMA CORPORAL E PERCEPÇÃO VISUAL

UTILIZANDO NOVOS MATERIAIS ...

para desenvolver a coordenação motora;
para trabalhar o esquema corporal  aos 3 anos com a Profª Sandra;

para desenvolver o esquema corporal  aos 5 anos com a Profª Danielle;

para trabalhar a percepção visual com a Profª Sandra; aqui associadas ao trabalho com animais e seus filhotes.


REUNIÕES PEDAGÓGICAS

Muitos momentos para planejamento mas, principalmente, de reflexão e estudo de alternativas para aperfeiçoamento das ações pedagógicas.
Neste momento: Pedagoga Maria das Graças Rodrigues e Profª Fátima Magella em uma atividade de planejamento e organização da rotina em turmas de alfabetização, com as profªs de 1º ciclo.
Outros momentos: Pedagogas Lyla Nacif e Maria das Graças Rodrigues, analisando resultados da Provinha Vila Costa, com as profªs do Ens. Fundamental; Profªs Danielle e Janaína apresentando experiências de integração das noções de preservação do meio ambiente e atividades de letramento na Ed. Infantil, usando a música "A canoa virou".
Nas reuniões, sempre há espaço para relato e troca de experiências.
Aqui, um momento especial da Profª Vanda Tiépolo (Projeto Alfa) apresentando uma experiência de alfabetização com a utilização de um alfabeto com personagens em dobraduras, baseadas na história da Rapunzel.

PROVINHA VILA COSTA

Do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, todos participaram de um exercício simulado de Prova/Provinha Brasil.
As provas foram elaboradas pelas professoras, reunidas por ano e ciclo e, baseadas nos parâmetros curriculares e no planejamento trimestral da UE, procurando adequar as questões aos moldes da Prova/Provinha Brasil.
Um bom exercício para os alunos e um ótimo instrumento diagnóstico para os professores, que foi demonstrado através de gráficos por grupo e por objetivo avaliado e ainda gerou muita reflexão sobre: quais são as maiores dificuldades, quais objetivos foram ou não foram atingidos e como podemos avançar.
Independente do grupo ou faixa etária, o que se observou foi muita concentração para realizar toda a atividade.
Um bom exercício de amadurecimento em relação à responsabilidade.



domingo, 12 de junho de 2011

HIGIENE, SAÚDE E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

O Projeto, que objetiva contribuir para a formação integral dos alunos, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, envolveu a comunidade escolar com uma grande variedade de atividades e muita participação.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Alunos da GREI4B (Profª Sandra) conversando sobre alimentos com os estudantes da UNIPLI.


Agora a conversa da UNIPLI chegou à GR1B(Profª Lilia), adoramos comer os pedacinhos da laranja.



Turmas GREI4A (Profª Sandra), GREI5A (Profª Yedda) e GREI6A (Profª Aline) conversando sobre alimentos e experimentando suas formas e sabores. Uma festa no jardim com direito a suco das frutas que escolhemos.
  
Turma GREI6B (Profª Danielle) construindo e registrando os conceitos de alimentação saudável.

DIABETES INFANTIL
Turma GR4C (Profª Cristiane) participando de palestra com os estudantes da UNIPLI sobre diabetes infantil.

HIGIENE 

A música "O sapo não lava o pé" foi usada para trabalhar o tema "HIGIENE" e, de quebra, gerou um ótimo exercício de alfabetização lúdica; afinal não é gostoso saber escrever? Turma GR1C (Profª Cristiane) 
Agora a questão da higiene chegou ao 5º ano. Novamente os estudantes da UNIPLI colaborando com o debate sobre o assunto com os alunos da GR5C (Profª Rosangela).

NOVIDADES NA SALA DE RECURSOS

Introduzindo novos materiais para  trabalhar raciocínio lógico, percepção e coordenação motora, de forma a estimular o desenvolvimento das crianças com necessidades especiais.



Em atividades na escola...


...ou no atendimento domiciliar com a Profª Simone.

Tudo registrado pela Profª Fátima Magella, para acompanhamento da evolução dos alunos atendidos e orientação dos professores regentes e de apoio.


MAGIA DE LER - Kit Reflexivo

Pedagoga Maristela (FME) discutindo o Kit Reflexivo 1 com as professoras.

Turma GR5A (Profª Neuzy) trabalhando as "Aventuras de Pedro Malasartes" e, em seguida, exibindo o resultado da produção.



Turma GR4C (Profª Cristiane) encenando a fábula "O Leão e o Cordeiro"

Turma GR4C (Profª Cristiane), encenando a fábula "O caracol e a roseira".

domingo, 15 de maio de 2011

MATEMÁTICA EM FOCO

Há satisfação maior do que a de "saber e provar que consegui"?
Sucesso entre alunos e professores, a proposta do projeto e a cratividade da Profª Rosa têm auxiliado a aprendizagem e desmistificado  a  dificuldade com o estudo da matemática.
Continuamos provando que trabalhar com material concreto é sempre a melhor forma de desenvolver o raciocínio lógico matemático, tão necessário às aprendizagens mais abstratas com que vamos conviver no futuro.
 
Uma de várias aulas práticas do projeto, conduzidas pela Profª Rosa Maria, com utilização do material dourado, na turma GR5D.

Turma GR5B,com a Profª Carla estudando os sólidos geométricos na arquitetura de Oscar Niemeyer. Mais uma demonstração da aplicação do projeto e da matemática com a vida real.

Turma GR5A com a Profª Neuzy, aprendendo a construir os sólidos. Vivenciando e compreendendo a lógica das formas geométricas.


A BIBLIOTECA ITINERANTE E A MAGIA DE LER

Com a chegada do material do projeto "Magia de Ler", aproveitamos para reunir parte do acervo literário da UE e inaugurar nossa "Biblioteca Itinerante", obtida com a constante parceria do Rotary Clube de Pendotiba.

Com uma encenação organizada pela EAP Lyla Nacif, Maria das Graças Rodrigues e Regina Muniz a "Biblioteca Itinerante" foi inaugurada no turno da manhã, em seguida as crianças receberam de suas professoras os kits do projeto "Magia de Ler".

Mesmo diante de uma tarde chuvosa aconteceu na sala da Profª Welcilene do 4°ano(segundo turno) o palco para cada turma assistir a encenação preparada pela professora e alunos. Com a participação da professora Ana Beatriz e Maria das Graças. Que agradável supresa  receber a Biblioteca Itinerante  e os Kits do projeto Magia de Ler!

Além das surpresas, os alunos demonstraram encantamento e muita alegria diante do manuseio do novo material. O contato diário com os livros e com as histórias, os alunos e professoras ficaram encantados(a). 
A prática da leitura  acontecendo a cada dia.

ESCOLA DE FAMÍLIAS

QUINTAL DA CASA DE ANA

Grupo de apoio à adoção, desenvolvendo o programa "Escola de famílias" na nossa UE.

Oito encontros semanais, com apoio da Psicóloga Theresa e da Assistente Social Cristiane, acompanhados pela nossa Profª Fátima Magella.

Os encontros abordaram temas como:
- Direitos e deveres
- Autonomia da Família
- Família, comunidade e cidadania
- Limites, responsabilidades e escola
- Sexualidade, DST e planejamento damiliar
- Drogas e violência
- Trabalho e cidadania
Além de todos os temas estarem completamente alinhados ao Programa de Orientação Educacional da UE, especialmente no que diz respeito à aproximação família-escola,  os encontros permitiram, segundo avaliação final realizada: maior entrosamento entre participante e profissionais da Escola; auto conhecimento; perspectivas de mudanças; entendimento do espaço escolar como um local de aprendizagem mas também de parcerias.

DIA DAS MÃES

Tudo muito bem ensaiadinho, cantando "Por você" (Frejat)

Com nossas representações e...

...direito a chuva de papel picado.

PSICOMOTRICIDADE

Desenvolvendo na Educação Infantil.
Estamos conhecendo novos materiais para trabalhar a lateralidade e o equilíbrio. Logo estaremos fazendo o mesmo exercício com os pés. Não é ótimo? Eu também quero.

Dando continuidade no Ensino Fundamental.
Aperfeiçoando o nosso equilíbrio com brincadeiras que nossos pais já usavam.

MATEMÁTICA LÚDICA

Mamãe, posso ir? Quantos passos?

Profª Rosa Maria, desenvolvendo o raciocínio lógico, a contagem, adição e subtração. Tudo de forma lúdica e participativa.

SALA DE RECURSOS

Novos materiais, novos desafios. Profª Fátima Magella sempre buscando alternativas para aperfeiçoar o processo.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

PÁSCOA

Os símbolos da Páscoa foram amplamente estudados e representados por toda a comunidade escolar, culminando com dois belos eventos, onde:

- familiares e comunidade escolar foram recepcionados com um belo mural na entrada;

- reproduzimos a Santa Ceia;
 

- repartimos o pão;

- rezamos o Pai Nosso;
 
- cantamos "A Montanha" (Roberto Carlos), escolhida para representar a nossa fé;

- demos o abraço coletivo, simbolizando o amor e a harmonia;

- até recebemos a visita do coelhinho de verdade, que trouxe alegria às crianças e se comportou muito bem durante toda a cerimômia;

- e ainda aproveitamos para praticar o valores trabalhados no projeto "Ser Gentil é uma boa", transmitindo nossos sentimentos de amor, paz, solidariedade e harmonia (atividade realizada pela Profª Welcilene e sua turma)